Education…

 

EDUCAÇÃO…fala-se tanto sobre educação, mas acho que poucos a saberão definir tão bem como os dois seguintes testemunhos, tirem um pouco do vosso tempo, e ouçam, mas além de ouvirem, principalmente sintam:

Minuto 6:29 “eu sou uma sobrevivente pela educação”

Minuto 4:01 “Se não fosse pelas escolas não haveria nada…(…) ”

 

Estava longe de imaginar que um dia o meu caminho passaria por aqui, estava longe de imaginar que um dia faria o que estou a fazer.

Estou neste momento no Malawi, num projecto de voluntariado, que tem como finalidade melhorar as condições do ensino nas pré-escolas.

No Malawi as pre-escolas não têm qualquer apoio do estado, contudo isso não fez com que as comunidades baixassem os braços…eles decidiram construir as suas próprias escolas, eles decidiram seleccionar os seus próprios professores,  pessoas da comunidade que trabalham de forma voluntária,   sempre ouvi dizer…faz mais quem quer do que quem pode…

Levo duas semanas caminhando, numa média de 15 km diários (minimo), subindo colina descendo colina, comendo pó :P,  passando por pequenos ribeiros, saltando de pedra em pedra, desafiando pequenos desfiladeiro,  de baixo de um sol por vezes abrasador…

Quando escolhi este projecto, disseram-me que o objectivo seria dar formações aos professores, de forma a melhorar a qualidade da educação, o que eles se esqueceram de me dizer, foi que antes de melhorar a qualidade da educação, teria antes que melhorar a qualidade dos espaços.

 

Já fizemos o levantamento de 23 escolas, num total de 53.

As aulas são dadas em igrejas, em pátios, de baixo de árvores, em casa de alguns dos professores, e com sorte em algumas “salas de aula”…

Depois de muito reflectirmos eu e a minha colega decidimos que tinhamos que fazer algo, não dava para deixar as coisas assim, queremos dar-lhes a oportunidade de ter um espaço melhor, queremos dar-lhes a esperança, o acreditar num futuro melhor, queremos que sonhem alto, queremos que acreditem que não importa de onde vêm mas sim para onde vão…

Como tal gostaríamos de vos pedir que caso sentissem, se unissem ao nosso projecto, nem que seja partilhando a nossa história, partilhando o nosso sonho.

Estamos a aceitar todas as formas de ajuda, bens materiais, material escolar, legos, brinquedos, jogos, bolas, cordas para saltar à corda, puzzles, livros de história ( em inglês) tudo aquilo que vocês sentirem entre as idades dos 3 aos 5 anos. Não sei qual será o valor do envio, mas creio que se juntarem umas quantas pessoas, será um valor simbólico. (acabo de averiguar que é uma pequena fortuna :/ talvez não seja a melhor opção, depende de vocês)

Ana Isabel Campos Miguel

DAPP in Malawi

Plot no BE 314

Salmin Armour road

Ginnery Corner

Blantyre

Malawi

Tel: (265) 881 589 708 Cedric

E para quem o sentir também aceitamos doações monetárias…pois já temos planeado construir 3 escolas, eu sei que muitos de vocês têm como sonho viver uma experiência destas, podem não a viver na primeira pessoa, mas através de nós, têm a oportunidade de também deixar a vossa marca.

Lets do it this together??

IBAN PT50 0035 0807 00027721300 69

BIC SWIFT CGDIPTPL

Para as pessoas que nos ajudarem, vamos escrever os vossos nomes nas paredes das escolas, faram para sempre parte desta história ❤

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário